O Poder das Mensagens Subliminares
As mensagens subliminares podem, de fato, influenciar as escolhas e decisões individuais, de acordo com um estudo publicado pela revista especializada norte-americana “Neuron”.
O trabalho realizado por Mathias Pessiglione, da Unidade “Motivação, cérebro e comportamento” do Inserm (Instituto Nacional de Pesquisa Médica), mostra que é possível, graças a um sistema de recompensas, condicionar a escolha dos indivíduos, com a ajuda de desenhos abstratos, não percebidos de maneira consciente.
No final da década de 50, publicitários norte-americanos disseram ter aumentado suas vendas ao veicular por meio de flashes, sem o conhecimento dos telespectadores, mensagens subliminares de “coma pipoca”.
Alguns Experimentos e Comprovações Científicas
Em um grupo de 20 britânicos, com idades entre 18 e 39 anos, os pesquisadores utilizaram um sistema de recompensas/punições monetárias para condicionar sua escolha. A cada teste, um índice escondido (um desenho abstrato) foi exposto, rapidamente, como um flash, para que os voluntários não o percebessem de forma consciente.
Os voluntários deveriam pressionar, ou não, um botão de resposta. Se não se mexessem, não ganhariam nada. Se apertassem o botão, poderiam ganhar, ou perder, um euro. Na realidade, um dos índices expostos de maneira subliminar anunciava a recompensa (1 euro, para quem apertasse o botão) e o outro, a punição (perda de 1 euro, se apertassem o botão).
Ao longo do teste, os voluntários apertavam mais – e de maneira bastante significativa – em resposta ao índice que anunciava a recompensa.
Graças às técnicas de imagem por ressonância magnética (IRM), Mathias Pessiglione e seus colegas identificaram alguns componentes do circuito cerebral que operam o condicionamento subliminar.
O “aprendizado instrumental” (com uma ação) é, assim, um processo mental que pode acontecer sem nosso conhecimento, afirma o estudo.
Comprovações científicas de que as mensagens subliminares funcionam
As mensagens subliminares funcionam mesmo e algumas pesquisas científicas comprovam isso. Veja algumas delas.
Experimento 1
Na Universidade de Radboud, na Holanda, o Departamento de Psicologia Social realizou um estudo com dois grupos de pessoas. Um desses grupos foi exposto a mensagens subliminares da marca de bebida Lipton Ice Tea e o outro não.
Em seguida, ao serem questionados sobre qual marca de bebida eles escolheriam, um aumento dramático de 69% foi observado no grupo de indivíduos expostos às mensagens subliminares.
Prova científica 2
Em um estudo publicado no The Journal of Nervous and Mental Disease, o psicólogo Lloyd H. Silverman, da Universidade de Nova Iorque, observou mais de 40 grupos de indivíduos fumantes que estavam tentando parar de fumar.
Metade de cada grupo foi exposta a mensagens subliminares em áudio e a outra não.
Em apenas um mês, 66% dos indivíduos expostos aos áudios subliminares já estavam completamente livres do tabagismo em comparação com apenas 13% daqueles que não haviam sido expostos.
Prova científica 3
Outro estudo interessante foi publicado no Journal of Counseling Psychology. Os pesquisadores dividiram uma classe de 60 estudantes de Direito em dois grupos. Um deles foi exposto a estímulos subliminares de concentração e foco e o outro não. Todos os alunos que receberam os estímulos subliminares obtiveram um desempenho melhor nas provas e continuaram superando os resultados dos alunos não expostos aos estímulos por mais 12 semanas.
Opnião de especialistas
“Uma mensagem subliminar pode ser muito influente e eficaz quando acessa diretamente quem regula continuamente o nosso comportamento: nosso inconsciente. É ele quem decide nossas ações, antes que nos demos conta.”
Sandra Regina da Luz Inácio, PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA)
“A tecnologia subliminar aplica-se às mídias mais diversas. Na publicidade, apresenta-se pela repetição do mesmo imperativo de compra, visando gerar um comportamento de decisão-escolha pelo consumidor.”
Flávio Calazans, Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e autor do livro Propaganda Subliminar Multimídia.
Entenda melhor o que são mensagens subliminares
Pesquisa e fatos sobre as mensagens subliminares
Mensagens subliminares referem-se a um estímulo que não é, suficientemente, intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que, repetido, atua no sentido de alcançar um efeito desejado: é um subproduto da hipnose, e, realmente, é uma forma de indução hipnótica. Investigadores psicólogos têm desenvolvido a técnica por evitar a mente consciente e embutir uma mensagem na mente subconsciente.
A primeira experiência com mensagens subliminares está descrita no site da ONG Mensagem Subliminar, um dos mais famosos do assunto em português, que traz uma reportagem publicada, em junho de 1956, pelo jornal inglês “Sunday Times”. A Teoria Subliminar remonta ao filósofo grego Demócrito (400 a.C.) e é descrita por Aristóteles, Montaigne, pelo físico brasileiro Mário Schenberg, pelo filósofo da linguagem Vilem Flusser e vários outros. Os efeitos dos estímulos sensoriais, imperceptíveis conscientemente, vêm sendo medidos pela Psicologia Experimental, até que, em 1919, o Dr. Otto Poetzle (ex-discípulo de Freud) prova que as sugestões pós-hipnóticas têm o mesmo resultado prático dos estímulos subliminares para alterar o comportamento humano.
Atualmente, muitas pessoas estão procurando ajuda sem médicos e recorrem a este tipo de técnica hipnótica (estímulos subliminares). Trata-se de uma fita K-7 ou CD, – Mp3 nos dias Atuais – com uma bela e calma música. O usuário utiliza-se dessa fita ou CD para dormir. Neles, contêm mensagens subliminares das mais diversas, quais sejam: valoriza a autoestima, reforça a autoconfiança, estimula a perda de peso, controla problemas com cigarro, com a bebida, etc, e isso é o que prometem esses instrumentos. São usadas na hora de dormir, pois é quando a intensidade das ondas cerebrais é menor. O objetivo da hipnose, bem como da meditação, é ter acesso ao Inconsciente. Esta é a parte da mente que fica debaixo da consciência comum, sob o constante bombardeio de pensamentos, sensações, estímulos externos e outros ataques à nossa consciência. O Inconsciente funciona em um nível mais profundo que o nosso nível de consciência usual. No Inconsciente, os processos mentais ocorrem sem que notemos. Vivenciamos momentos de intuição, sabedoria e criatividade, quando esses processos inconscientes cintilam em nossa percepção consciente.
O conceito de mensagem subliminar foi criado por James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de 1957. Ele foi o fundador de uma empresa chamada “Subliminal Projection Company“, e, em uma conferência, revelou, para a imprensa, que teria patenteado uma nova técnica de vendas, que a nomeou de “projeção subliminar”. Essa técnica consistia em usar um taquistoscópio para projetar imagens em uma tela com uma velocidade muito alta, podendo assim exibir imagens, entre os quadros de um filme, durante uma fração de segundo. De acordo com a sua hipótese, como as imagens eram apresentadas em uma velocidade maior do que a capacidade do olho humano acompanhar, essas imagens não eram percebidas de forma consciente. Vicary afirmou que elas atingiam diretamente o subconsciente, sendo absorvidas de uma forma quase instantânea. Exatamente por causa dessa característica, a “projeção subliminar” teria um potencial enorme, e o seu uso, em campanhas de publicidade, provocariam um visível aumento no efeito das propagandas. Para comprovar a sua hipótese, Vicary apresentou resultados de um experimento que ele teria feito. Nesse experimento, inseriu frases durante a exibição de um filme. Então, ele teria medido a diferença percentual na reação dos dois grupos, aquele que esteve presente nas sessões de “projeção subliminar”, e o que não sofreu exposição. As frases escolhidas foram “Drink Coke” (beba coca-cola) e “Eat Popcorn” (coma pipoca), e foram apresentadas em noites alternadas. Segundo os resultados obtidos, nas noites em que as frases foram projetadas, as vendas de pipoca aumentaram em 57,7%, e as vendas de Coca-Cola em 18,1%.
A repercussão a respeito da hipótese de Vicary foi enorme. A noção de “mensagem subliminar” passou a povoar o imaginário das pessoas, e a existência de uma ferramenta que poderia influenciar a mente de alguém, sem que se pudesse perceber ou mesmo impedir, tornou-se um tema importante. Encontramos vastas referências ao assunto na literatura, e um exemplo clássico é o livro “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, onde cita que as mensagens subliminares seriam uma das armas usadas por ditadores do futuro.
Para os estudiosos, toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.
A percepção subliminar é a capacidade de o ser humano captar, de forma inconsciente, mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados, que passariam despercebidos pela mente consciente, seriam, na verdade, interpretados e guardados.
A persuasão subliminar é a capacidade que uma mensagem tem de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata, fazendo, por exemplo, com que uma pessoa sinta vontade de beber ou comer algo, como, até mesmo, interferir na personalidade de alguém por longo prazo, mudando o seu comportamento, por exemplo, no que diz respeito à compulsão de fazer gastos e, ainda, transformando uma pessoa tímida em extrovertida. Esse grau de persuasão varia de acordo com o tempo de exposição à mensagem e a personalidade do receptor.
Fontes:
– Folha De São Paulo matéria publicada em 20 de agosto de 2008.
– Super Interessante